DICAS


Textos para refletir:
- Seu chefe te contrataria novamente?









 


Carta de apresentação é necessária?


por Luciano Leite
Ao iniciar o processo de busca por um novo trabalho muitos profissionais ficam na dúvida se é necessário escrever uma carta de apresentação.

Apesar de não ser um consenso entre os selecionadores se a carta de apresentação é realmente necessária, o que pode-se afirmar é que ela não representa um fator decisivo na escolha de um profissional.

Quando o candidato opta por enviar uma carta, ele deve tomar alguns cuidados para que ela não prejudique a apresentação ou cause uma má impressão:

- A carta de apresentação não deve ser uma repetição de das informações contidas no currículo;

- O texto não deve ser longo, confuso e nem conter erros de português;

- A carta deve servir de breve apresentação do candidato, suas competências e suas disponibilidades, quando houver de tempo ou para viagem;

- Outro erro muito comum nas cartas de apresentação é possuir vários comentários genéricos que além de serem óbvios de nada acrescentam, como dizer “ser honesto”, “ser trabalhador” entre outros.

Ao pensar sobre escrever ou não uma carta de apresentação, e se o seu currículo estiver bem escrito e te der confiança em fazer uma boa exposição da sua carreira prefira contar apenas com o currículo.

Sucesso!


Luciano Leite é psicólogo, professor, membro da Associação Brasileira de Estudodos da Comunicação, especialista em Recursos Humanos e coordenador dos sites Profissional de Sucesso e Tem Trabalho.

luciano@profissionaldesucesso.com.br


 -------------------------------------------------------------------------------------------------------

 MELHORE O SEU NETWORKING







por Luciano Leite

Para manter-se no mercado de trabalho atual tão importante quanto ter um bom desempenho profissional é ser reconhecido pelos demais profissionais de nossa área de atuação pela qualidade de nosso trabalho e pelo bom relacionamento que temos com eles.

Possuir e saber manter uma boa rede de relacionamentos, ou "Networking", é portanto, fundamental para estarmos atualizados sobre a nossa área, conquistarmos novos clientes e oportunidades de negócios além de conhecermos novas pessoas e com isto aumentarmos o nosso círculo de contatos e de amizades.

Muitos profissionais queixam-se de não terem tempo para manter uma boa rede de relacionamentos profissionais, entretanto, mesmo com a correria do dia-a-dia, com organização, planejamento e uma boa dose de disposição é possível sim manter o seu networking atualizado. Eis algumas dicas simples que podem
ajudar nesta tarefa tão importante:

Seminários, Feiras e Congressos: procure saber com antescedência quais serão os próximos eventos do próximo semestre, com isto você poderá se programar e de preferência participar de pelo menos um evento por semestre. Estes encontros são uma excelente oportunidade de reunir os amigos e também para conhecer outros profissionais;
Contatos Telefônicos: mantenha as suas agendas sempre atualizadas e reserve um tempo durante a semana, ou diariamente, para fazer contatos com os colegas que você não vê com frequência;
Datas Especiais: crie o hábito de entrar em contato com os seus colegas nas datas comemorativas tais como aniversário, Natal, Fim de Ano e principalmente quando você souber que o seu colega alcançou um objetivo que ele muito desejava, por exemplo uma promoção;
Cursos: não deixe que o tempo apague os contatos que você fez durante um curso ou evento profissional, incorpore estes novos contatos à sua agenda e mantenha contato;
Antigos Empregos: outro erro que frequentemente cometemos é abandonarmos os relacionamentos que durante tanto tempo cultivamos em nossos antigos empregos. Mesmo que a saída tenha sido estressante, com certeza, restaram algumas amizades que devem ser mantidas;
Encontros: reserve um tempo na sua agenda para rever seus contatos e colegas e com isto manter a sua rede de relacionamentos cada vez mais forte.
Lembre-se: para que o Networking seja duradouro ele deve ser autêntico. Empenhe-se com sinceridade para manter contatos profissionais que sejam verdadeiros e proveitosos tanto para você quanto para o seu colega.

Sucesso !


Luciano Leite é psicólogo, professor, membro da Associação Brasileira de Estudodos da Comunicação, especialista em Recursos Humanos e coordenador dos sites Profissional de Sucesso e Tem Trabalho.

luciano@profissionaldesucesso.com.br


 -------------------------------------------------------------------------------------------------------